terça-feira, 28 de março de 2017

Carta do mês de março


Cotia,  março de 2017



Caros amigos,

“Ter um propósito claro, bons profissionais, bons ingredientes, questionar tudo para chegar à essência das coisas, se perguntar o que é melhor para o planeta, quais as nossas responsabilidades com as comunidades, quais as responsabilidades para o futuro.”

Dan Barber não é educador e sim renomado chef em Nova York. Educador, chef, produtor rural ou qualquer outra profissão que se queira desenvolver com responsabilidade e ética implica as questões sobre as quais ele tem se debruçado nos últimos anos.

Dan vai além dos fetiches criados por chefs famosos e pensa em toda a cadeia de produção, questiona o modelo industrial, mas vai além e questiona também as monoculturas e a não rotação necessária à manutenção de uma terra saudável.

O Projeto Âncora trabalha com educação. Educação integral da criança, mas também das famílias, dos educadores e gestores da organização. E quanto mais questionamos o modo tradicional e automático de fazer as coisas, mais vamos à essência das coisas e nos perguntamos o que é melhor para as crianças, para as comunidades, para o futuro do planeta e o futuro da humanidade.

Todas essas questões nos fazem enxergar as conexões entre economia e política, entre filosofia e história, entre ética e estética, entre tradição e modernidade. Entre tantos grupos de trabalho ou grupos de responsabilidade que incluem adultos e crianças, pais e educadores, funcionários e voluntários, possuímos grupos de agricultura urbana, grupo de economia solidária, grupo de alimentação, grupo de política, grupo sobre bullying. Aprendemos uns com os outros e com os problemas. Não há melhor maneira de aprender porque aprende-se com sentido. E só o que faz sentido permanece.

O caminho do Âncora e o de Dan Barber e de tantos outros que estão trabalhando para outro modelo de mundo e de humanidade se encontram num mesmo propósito.

Grande e fraterno abraço.



Regina Machado Steurer
Conselheira Projeto Âncora




Nenhum comentário:

Postar um comentário