sexta-feira, 3 de julho de 2015

Carta do Mês de Julho



Carta julho 2015


Caros

No dia 26/06 foi publicado no site Opinião & Notícia uma matéria sobre o modelo de aprendizagem do Projeto Âncora e o modelo de ensino na Finlândia. No  conceituado site de modernidades, fomos colocados entre os 15 projetos inovadores em Educação no Mundo.

É sabido que a Finlândia vem liderando no planeta um outro modelo de Educação e de Desenvolvimento Humano. Muito nos anima termos sido colocados lado a lado nessa entrevista e nesta honrosa seleção, sobretudo porque alguns de nós, brasileiros, costumam só enxergar o que tem sido feito lá fora.

As matérias na íntegra estão nos links: http://opiniaoenoticia.com.br e Hypeness e escolas por um mundo melhor
Selecionamos alguns trechos que muito dizem sobre nós.

"Provas, alunos sentados em fileiras e professor no quadro: este é um cenário comum nas escolas brasileiras. Mas será este o melhor caminho para a aprendizagem? Um projeto em São Paulo desafia o convencional e usa práticas inovadoras para ensinar os alunos, enquanto isso, a Finlândia, modelo internacional em educação, começa a repensar a metodologia de ensino.
O Projeto Âncora reúne alunos de diferentes idades em espaços de aprendizagem, que podem ser salas, o banco debaixo da árvore ou até mesmo o refeitório... e não há séries como no sistema educacional convencional.

 Na vida, as pessoas são de idades diferentes e aprendem juntas. Então, na realidade, não deveria existir nenhuma surpresa quanto a isso, diz a entrevistada Claudia Santos, coordenadora pedagógica do Projeto Âncora e exemplifica:

 “Se um menino briga com o outro, no lugar de eu chegar e falar isso está errado, pede desculpas, nós sentamos e vamos fazer uma mediação pedagógica. Eu vou perguntar o que foi que aconteceu e as crianças vão querer falar juntas. Mas o educador vai explicar que tem uma coisa chamada respeito e que cada um vai ter seu tempo de falar. Então, como mediadora, eu estou garantindo que cada um respeite o momento de fala do outro. Quando a criança começa a falar, ela normalmente olha para o adulto, aí entra outra mediação,e o educador diz: seu problema é com ele, olhe nos olhos dele e fale com ele’”, explica.

Mas será que uma proposta como essa seria capaz de tornar um educando apto a fazer uma prova como o Enem? Segundo a coordenadora, sim. Nós temos muitas crianças aqui que ainda estão no equivalente ao FundamentaI I e que já dominam conteúdos do Ensino Médio. Não temos ainda estatisticamente uma amostragem, porque nós começamos o projeto da escola recentemente, mas pelos resultados que temos avaliado aqui, essas crianças vão além.

São os princípios, a filosofia e a pedagogia do Âncora que norteiam todas as ações da entidade, escola, oficinas para pais, oficinas no contra turno para as crianças, gestão democrática, imersões para professores, visitas semanais, tudo está ligado de forma coerente. Nem nós, nem a Finlândia, inventamos uma nova forma de fazer as coisas, de educar as crianças, apenas cumprimos o que os tempos pedem, com a ajuda de cada amigo, cada educador, cada família e cada parceiro.

Abraço grande e fraterno.


Regina 

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