sexta-feira, 22 de maio de 2015

Espetáculos da Trupe Koskowisck no Projeto Âncora

Aplaudida em festivais argentinos e europeus,  dupla de palhaços de Sorocaba chega à Cotia para apresentar dois de seus maiores sucessos no Projeto Âncora


A companhia teatral sorocabana Trupe Koskowisck se apresenta em dose dupla em Cotia neste final de semana gratuitamente. As apresentações acontecerão no Projeto Âncora, ocorrem no sábado (30) e domingo (31), às 19h.  Após passar por festivais argentinos e europeus e subir aos palcos das cinco regiões do Brasil, o grupo chega à cidade com dois de seus espetáculos mais aplaudidos: Quiproquó, com direção de Fernando Sampaio, do grupo La Mínima, e Olha o Palhaço no Meio da Rua, dirigido por Hudson Rocha. As apresentações fazem parte do projeto intitulado Trupe Koskowisck em Dobro, contemplado pelo ProAC – Circulação de Espetáculos Infantojuvenis.

Dupla de atores do espetáculo "Olha o espetáculo no meio da rua"

Cotia é a sétima cidade a receber o projeto de circulação, que prevê um total de oito municípios do interior paulista visitados até o próximo mês. A palhaça Geisa Helena adianta que as apresentações em Cotia terão um gosto especial, “Participar desse projeto tão bonito só nos enche de orgulho e expectativa! Já rodamos por seis cidades e em cada uma delas ganhamos belas recordações, a de Cotia com certeza será um presente e tanto. Esperamos casa cheia para podermos levar a magia do circo para o maior número de pessoas possível”, completa a atriz, que soma mais de 20 anos de carreira, é fundadora da Trupe e forma dupla com o ator Alexandre Malhone nos dois espetáculos.

Cena do espetáculo Quiproquó

Alexandre, quinta geração do tradicional Circo Guaraciaba, é nascido e criado sob lonas circenses e já passou por inúmeros picadeiros pelo Brasil, como o Spacial, Estoril e Di Napoli. O palhaço explica que o objetivo da circulação estadual é levar à região espetáculos que apresentam a união de três componentes mágicos. “Mesclamos o circo, o teatro popular e a música em um espetáculo feito para crianças, mas que encantam os adultos também. Olha o Palhaço no Meio da Rua e Quiproquó são peças que resgatam a ingenuidade do palhaço, levando para a platéia o universo lúdico do circo. Todos estão convidados para rir com a gente e aproveitar dois espetáculos totalmente gratuitos”, finaliza.
Ingressos: Os ingressos serão distribuídos gratuitamente
Endereço: Projeto Âncora - Est. Municipal Walter Steurer, 1239 - Cotia
Horário:Início dos espetáculos às 19h.





AGENDA:
30 DE MAIO (SÁBADO)
19H: QUIPROQUÓ
Num dia de espetáculo como outro qualquer o palhaço surge para sua apresentação. Porém está só. Seu companheiro não apareceu. Mas eis que de repente ele o reconhece sentado no meio da plateia e o apressa a vir à cena causando uma grande e divertida confusão. Juntos descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo com a astúcia típica do palhaço brasileiro.

FICHA TÉCNICA, GÊNERO E DURAÇÃO
Atores: Geisa Helena e Alexandre Malhone
Técnico de som/contrarregra: Renato Gommes
 Direção: Fernando Sampaio
Direção Musical: Fernando Paz
Figurino: Felipe Cruz Produção: Trupe Koskowisck
Gênero: comedia, com linguagem circense e popular.
Faixa etária: livre.
Duração: 35 minutos.

31 DE MAIO (DOMINGO)
19H: Olha o Palhaço no Meio da Rua
Neste concerto musical dois atrapalhados palhaços disputam a atenção da plateia numa competição na qual são bem vindos todos os tipos de artimanhas e armadilhas criando no espectador o desejo de torcer por um deles. O público logo se deixa conquistar e sente-se instigado a participar desta disputa atraído pela execução de instrumentos convencionais e alternativos, pelos ritmos diversificados, pelo estilo preferido de cada um e pela ingenuidade e simplicidade desses graciosos personagens.
Somente quando percebem que separados não são capazes de estabelecer uma harmonia eles se unem em nome de um grande e inusitado show.
Após o musical os palhaços apresentam entradas clássicas dos circos antigos e a plateia é convidada a participar ativamente das cenas fortalecendo a união mágica entre público e artistas.
           
FICHA TÉCNICA, GÊNERO E DURAÇÃO
Atores: Geisa Helena e Alexandre Malhone
Técnico de som/contrarregra: Renato Gommes
Direção: Hudson Rocha (palhaço Kuxixo)
Figurino: Trupe Koskowisck
Produção: Trupe Koskowisck
Gênero: comedia, com linguagem circense e popular.
Faixa etária: livre.
Duração: 45 minutos.


Histórico:
A Trupe Koskowisck é um grupo de atores-palhaços que desenvolvem um trabalho e pesquisa em Teatro de Rua, Circo e Circo-Teatro. Nasceu em 2005 desenvolvendo nas ruas, cenas a partir de improvisos. Depois, partem para uma pesquisa direta sobre os esquetes e reprises tradicionais circenses, em montagens diferenciadas, sem perder sua essência.
Têm em seu percurso, eventos importantes, como: II Festival Internacional de Mulheres Palhaças/07; Mostra SESC de Teatro de Rua/09; Satyrianas 2009/10/11; Festival Nacional Rio das Ostras RJ/10; Festival Patacomico – El Bolsón – Patagônia 2012/2013; Ano do Brasil em Portugal (Coimbra e Santa Maria da Feira (Festival Imaginarius 2013)); I Encontro de Palhaços do Mundo (Fafe – Portugal)13; 9º. Festival Nacional de Teatro de Limeira/13; Festival Santa Risa – em Santa Rosa – La Pampa – Argentina 2013.

Circulou com o espetáculo “O Moço que Casou com Mulher Braba”, pelas cinco regiões do Brasil, através da Fundação Nacional das Artes - FUNARTE no Edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010. Com o espetáculo Quiproquó, já passaram por Franco da Rocha, São José do Rio Preto, Rio Claro, Limeira, São Paulo, Sorocaba. Em 2014, passaram por: 9º. Festival Patacômico de Clown em El Bolsón – Patagônia – Argentina na programação e com um workshop; da programação, curadoria e organização da 1ª a 4º. Semana do Circo em Votorantim; e no SESC Sorocaba.

Representa o Brasil no II Encontro de Palhaços do Mundo – em Fafe – Portugal (onde também ministra um workshop – para crianças) e no Festiclown Rivas – Espanha. Em Agosto, participou da programação de aniversário da cidade de Sorocaba. Ainda em Agosto, participa do 7º. Festival Paulista de Circo em Piracicaba. Em Novembro, da 8ª. Semana Ticket de Cultura e Esportes – circulando por cinco unidades dos CEUs na periferia de São Paulo/SP. Participou ainda, do 5º. Festival Santa Risa – em Santa Rosa – La Pampa – Argentina.

Se apresentou pela Semana Ticket de Cultura e Esportes, na cidade de Santo André. Passou pelo SESC Campinas e SESI Cotia. Já em 2015, passamos pelo SESC São José dos Campos, SESC Santo Amaro e Oficina Cultural Grande Otelo – Sorocaba. Em Fevereiro, participa do 10º. Festival de Clown de El Bolsón – na Patagônia – Argentina e no SESC Bauru. Em Julho, a Trupe participará do Festiclown El Salvador – na capital San Salvador, como único grupo brasileiro selecionado para o festival.



Nenhum comentário:

Postar um comentário