quarta-feira, 8 de abril de 2015

Carta do mês de Abril



Queridos

"A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo." Domenico de Masi

Uma imensa crise hídrica, energética, política, econômica e mundial nos cerca por todos os lados. Vivemos uma mudança de era, o mundo está em transformação e com ele todos nós, queiramos ou não.

Por um lado somos privilegiados por estarmos vivendo esses tempos de mudanças radicais de paradigma, por outro, somos chamados a assumir um protagonismo responsável diante desse novo mundo que se avizinha e que caberá a nós construir. Podemos fazê-lo como um fardo, procurando culpados e bodes expiatórios, ou podemos liderar a mudança em nosso próprio espaço, por menor que ele seja.

Uma coisa é certa e Paulo Freire, grande educador brasileiro, nos orienta nesse caminho. O conhecimento do problema e a solução do problema só é possível com a participação de todos os atores. Não há saída, não há como abandonar a viagem e a vida, precisamos construir juntos o futuro e o mundo que queremos.

O que queremos todos é a plenitude e, como Domenico de Masi, acreditamos que ela se faz com muito estudo, muito trabalho e com a alegria que o jogo, a brincadeira e a festa possibilitam.

Estamos à espera do novo circo do Projeto Âncora prometido para o mês que vem. Esse espaço que celebra a alegria da vida será recebido com muita festa e você será convidado especial. Precisamos nos encontrar todos, crianças, pais, educadores, amigos, vizinhos, parceiros, colaboradores, e numa grande roda nos alimentarmos e agradecermos mutuamente por termos o privilégio de viver esses tempos e termos a energia necessária para protagonizarmos mudanças que nos farão mais felizes e sábios.

Abraço fraterno e sempre grato.


Regina Steurer

Foto do circense e empresário Cesar Guimarães na desmontagem da lona quando celebramos
19 anos em 23 de setembro de 2014

Um comentário:

  1. Fico muito feliz em saber que ainda tenha professores comprometidos com nossas crianças!

    ResponderExcluir