quarta-feira, 4 de março de 2015

Carta mês fevereiro/março





"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles
que escolheram a neutralidade em tempo de crise."
Dante Alighieri

Queridos

Frase dura para iniciar a carta, mas com o calor desse verão, a falta de água e carnaval misturado com ditadura, falar de inferno é mais do que normal.

Não há a menor dúvida de que vivemos globalmente uma crise em todos os níveis. Crise que balança a economia mundial, que escancara obscenidades dos partidos políticos e de grandes corporações do mundo todo, que profana todas as religiões, que arrisca a vida no planeta, e chega a cada um de nós com uma pergunta: o que posso fazer por mim, pelos meus, pelo meu país, pelo meu planeta, qual a minha contribuição na solução dessa crise.

No Projeto Âncora a resposta a essa pergunta nos move até a raiz dos cabelos. Trata-se para nós da urgência de um novo paradigma de humanidade, de relações, de mundo. A educação é a porta de entrada de todos nós na sociedade. Na escola, e hoje muito mais porque os pais não são tão presentes, é que começamos a aprender o que precisamos para sermos ou não felizes e sábios.

Claudio Naranjo, psiquiatra chileno, diz que: "O mundo está em uma crise profunda porque não  temos ainda uma educação para a consciência. Temos uma educação que, de certo modo, está roubando das pessoas a consciência, o tempo e a vida.  A educação ensina as pessoas a passarem em exames e não a pensar em si mesmas. A educação tem nos afundado em um mar de conceitos que nos separam da realidade e  aprisionam nossas mentes. A pessoa precisa se alimentar de outras coisas que não conceitos. É muito importante por exemplo a beleza. A capacidade de reverência, de assombro, de veneração, de devoção.  A crise ecológica é muito evidente, é a ameaça mais tangível de todas.  Na ecologia como na economia e em outras tantas coisas temos tentado prescindir da consciência e a funcionar somente com argumentos racionais e isto nos está levando ao desastre."

Claudio Naranjo, psiquiatra chileno

 Cláudio Naranjo e tantos outros estudiosos da crise atual tem nos ajudado em nosso projeto para que possamos assumir com sabedoria nossa missão dentro da história. Não queremos a neutralidade da frase de Dante.

Vale lembrar que crise no latim significa "momento de decisão, de mudança súbita".

Abraço grande e fraterno.

Regina Machado Steurer

Um comentário: