terça-feira, 1 de abril de 2014

Carta Mensal - Abril










Cotia, 1 de abril de 2014

Querido amigo,

Há três anos, perdemos o fundador do Projeto Âncora. Era o dia 1 de março de 2011. Desde então, seguimos o caminho iniciado procurando realizar muitos dos sonhos que o Walter não teve tempo de realizar.

A vinda do Professor Pacheco e a abertura da Escola em tempo integral foram o primeiro passo.

Temos conseguido envolver os pais e a comunidade e, agora, mais ainda já que contamos com o incentivo e patrocínio da Petrobras para criarmos um protótipo de comunidade de aprendizagem e ajudar Cotia a se transformar numa Cidade Educadora.

Walter falava em fazer do Âncora uma "franquia social". Neste mês de março, inauguramos um curso de formação de educadores, chamado de Transformação Vivencial, em que educadores de outras localidades vêm viver no Âncora para poder se inspirar e transformar suas escolas. Começamos com a cidade de Tiradentes e o apoio do Prefeito e da Secretária de Educação local.

Nessa vontade de partilhar e multiplicar o que fazemos, também neste inicio de ano, oferecemos um curso on line para 300 educadores de todo o Brasil. Outro só para educadores do SENAC está em preparação.
Estamos elaborando nosso primeiro livro, que deve estar à venda ainda neste semestre. Escrito a várias mãos, será suporte valioso para quem quer fazer uma outra educação nesse País.

Também recentemente o Projeto Âncora adequou seu estatuto e vem sendo assessorado por advogados especialistas, a fim de encontrar caminhos para poder vender seus produtos e saberes. Livros, palestras, cursos poderão ser comercializados e a entidade poderá realizar um dia a sustentabilidade sonhada por seu fundador.

Tudo isso tem sido possível porque herdamos uma entidade forte, reconhecida na sociedade civil, apoiada pela comunidade local. O Walter soube também construir uma rede de colaboradores e amigos que dão suporte a essa obra que, com certeza, mudará os rumos da educação do Brasil.

Você faz parte dessa rede.

Sempre imensamente grata, abraço fraterno.

Regina Machado Steurer






Nenhum comentário:

Postar um comentário